ATENÇÃO FARMACÊUTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO
Resumo
No Brasil, os termos assistência e atenção farmacêuticase misturam. Segundo a Portaria 3916/98, do Ministérioda Saúde, assistência farmacêutica (AF) se refere a todas as atividades relacionadas aos medicamentos, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Compreende abastecimento, conservação, controle de qualidade, segurança, eficácia terapêutica, acompanhamento, avaliação da utilização, obtenção e difusão dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos. A implementação de um novo modelo de assistência farmacêutica básica, pautada no atendimento das necessidades e prioridades locais, é um dos importantes resultados alcançados com a Política Nacionalde Medicamentos (PNM). A AF é a identificação, resolução e prevenção dos problemas relacionados a medicamentos, que levam à tomada de decisões terapêuticas, de formas sistemática, racional e em profundidade. Para o desenvolvimento da AF, requer-se uma sistemática de coleta de informações necessárias para detectar, classificar e propor plano de intervenção farmacêutica. A AF é uma nova prática que tem emergido para fornecer cuidados ao paciente, considerando-o, em, suatotalidade, intelecto e emoções.Downloads
Publicado
2013-01-21
Como Citar
Merola, Y. de L., El-Khatib, S., & Granjeiro, P. A. (2013). ATENÇÃO FARMACÊUTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 17(7/9), 70–72. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/263
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).