ORIENTAÇÕES RELACIONADAS AO AUTOCUIDADO EM PACIENTES TRANSPLANTADOS: UMA REVISÃO NARRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v32.e3.a2020.pp179-191Palavras-chave:
transplante de órgãos, autocuidado, imunossupressão, alimentação, protetores solares, vacinas, animais domésticosResumo
Este estudo tem o objetivo de investigar orientações de cuidado relacionadas com alimentação; presença de animais domésticos; proteção solar e uso de vacinas por pacientes transplantados; com a fi nalidade de buscar informações e qualifi cá-las quanto ao grau de evidência e nível de recomendação. Para tanto; foi realizada uma revisão narrativa sobre os temas: alimentação; animais de estimação; proteção solar e vacinas. A busca foi realizada com os descritores transplantation e transplant; além de descritores específi cos para cada um dos temas; e busca no PubMed; e em manuais ou guidelines relacionadas a pacientes transplantados ou imunossuprimidos. Foram adotados o grau de recomendação e o nível de evidência de acordo com o Centro Oxford para medicina baseada em evidência. Os estudos identifi cados apresentaram baixo grau de recomendação e nível de evidência; o que pode estar relacionado a questões éticas. A alimentação deve ser realizada com alimentos de boa procedência; higienizados; bem cozidos. Comidas recentemente elaboradas ou armazenadas devem ser preferidas. Em relação aos animais de estimação; gatos; cachorros e pássaros são permitidos sob condições de higiene e vacinação. Não são recomendados patos; galinhas; hamster e répteis. O uso de fi ltros solares é recomendado para evitar o desenvolvimento de neoplasias cutâneas. Para pacientes transplantados; são indicadas apenas vacinas produzidas a partir de agente inativado. As recomendações apresentadas; apesar do grau de recomendação baixo de acordo com o nível de evidência; são importantes para a prevenção de complicações nos pacientes transplantados e imunossuprimidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).