INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA EM PACIENTES IDOSOS COM DISLIPIDEMIAS EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE SANTANA DO CARIRI, CE, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v32.e2.a2020.pp137-143Palavras-chave:
dislipidemias, interação medicamentosa, cuidados farmacêuticosResumo
Este estudo teve como objetivo realizar uma análise de possiveis interações medicamentosas baseadas em dados de prescrições médicas para pacientes idosos que fi zessem uso de medicamentos para dislipidemias em unidade básica de saúde na cidade de Santana do Cariri, CE. A coleta e análise dos dados ocorreu entre agosto e setembro de 2018 no município de Santana do Cariri, CE. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, retrospectivo e transversal. Para a identificação das possíveis interações medicamentosas, foi utilizada a plataforma Micromedex®. Foram selecionados pacientes idosos portadores de alguma dislipidemia, com idade mínima de 60 e máxima de 89 anos. A amostra total foi 40 prescrições, onde a população foi de 103 receituários, em que 80% era do sexo feminino e 20% masculine. Foi identifi cado um total de 37 interações; dentre estas, sinvastatina é o que aparece com maior frequência interagindo com outros fármacos, dentre os quais, o mais frequente foi com o anlodipino. A interação desses dois fármacos provocam interação no paciente é considerada grave, pois o indivíduo corre o risco de apresentar miopatias e rabdomiólise. Diante desses resultados, é importante a implantação de um serviço de farmácia clínica, que possibilita identificar possíveis problemas relacionados a medicamentos e interações, melhorando a farmacoterapia e a qualidade de vida do paciente, benefi ciando com uma assistência eficiente para minimizar riscos à saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).