PERFIL DOS ADOLESCENTES ESCOLARES DE PASSO FUNDO EM RELAÇÃO AO SOBREPESO E À OBESIDADE
Resumo
Nas últimas décadas, o excesso de peso passou a ser abordado como um grave problema de saúde pública das sociedades desenvolvidas e em desenvolvimento. A obesidade é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma epidemias global que consome de 2 % a 7 % do total de gastos em saúde pelos países desenvolvidos (WORLD HEALTH ORGANIZATION,1997; MONTEIRO e CONDE, 1999; CARNEIRO et al., 2000;OLIVEIRA e LOPES, 2001; ABRANTES et al., 2002) A obesidade resulta do desequilíbrio crônico entre a ingestão alimentar e o gasto energético, conduzindo a um “estoque de gordura” ou reserva energética. É considerada uma doença multifatorial, influenciada por fatores de origem genética, neuroendócrina, metabólica, nutricional, psicológica, ambiental, social e cultural. Abrange ambos os sexos e todas as faixas etárias, sendo prevalente em mulheres (FONSECA et al., 1998; VILLARES, 1998; OLIVEIRA e LOPES, 2001; PEÑA e BACALLAO, 2001). A obesidade deve ser considerada uma doença crônica e dedifícil condução terapêutica. O excesso de peso é um fator de risco para uma série de doenças crônicas, extremamente graves quando não tratadas adequadamente (CARNEIRO et al., 2000;OLIVEIRA e LOPES, 2001).Downloads
Publicado
2013-01-21
Como Citar
Três, F., Reginatto, F. H., Oliveira, S. Q. de, & Pizzol, T. da S. D. (2013). PERFIL DOS ADOLESCENTES ESCOLARES DE PASSO FUNDO EM RELAÇÃO AO SOBREPESO E À OBESIDADE. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 17(5/6), 62–66. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/272
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).