ANTIBIOTICOTERAPIA COM INIBIDORES β-LACTÂMICOS PARA RESSENSIBILIZAÇÃO DE BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v32.e4.a2020.pp329-335Palavras-chave:
Antibióticos, Antimicrobiano, β-lactâmicos, Coadministração, Resistência bacterianaResumo
O uso indiscriminado de antibióticos de um modo geral proporcionou o desenvolvimento de várias bactérias multirresistentes, as quais são responsáveis por infecções sistêmicas de grande importância clínica. O objetivo deste estudo foi descrever de forma narrativa a resistência antibiótica aos β-lactâmicos e sua administração combinada com outros fármacos visando a ressensibilização bacteriana de cepas multirresistentes. Trata-se de um estudo qualitativo de revisão narrativa, constituída por análise da literatura com busca de dados publicados na base de dados ScienceDirect sobre o tema “uso de inibidores β-lactâmicos para o tratamento de infecções causadas por bactérias multirresistentes”. Este estudo mostrou que há possibilidades de tratamento das infecções bacterianas causadas por cepas multirresistentes por meio de antibioticoterapia de inibidores β-lactâmicos. As infecções bacterianas multirresistentes continuam sendo um grande desafio para medicina, uma vez que existem enzimas que conferem resistência bacteriana contra todos os antibióticos. Mesmo que atualmente exista inibidores de β-lactamases disponíveis e com atividade antimicrobiana, é necessário que o esforço pela busca de novos antibióticos seja contínuo para o controle de bactérias multirresistentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).