PARÂMETROS CRÍTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE EXTRATOS SECOS VEGETAIS PADRONIZADOS OBTIDOS POR SPRAY-DRYING: DA PESQUISA A REALIDADE DA PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v32.e4.a2020.pp391-403Palavras-chave:
parâmetros críticos, extratos secos vegetais, spray-drying, fitoterápicosResumo
O processo de secagem por atomização ou spray-drying é uma das operações mais frequentes para a obtenção de extratos secos a partir de plantas medicinais. No entanto, durante o processo de preparação desses insumos farmacêuticos ativos (IFA) de origem vegetal, uma série de fatores podem afetar a qualidade desses produtos intermediários. Por meio de levantamento bibliográfico científico e da legislação brasileira sobre medicamentos fitoterápicos, vivências do grupo em pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Fiocruz e da realização de Brainstorming entre os integrantes da equipe, foi elaborado um diagrama de causa e efeito (Diagrama de Ishikawa). Tal pesquisa teve o objetivo de levantar pontos críticos no processo de produção desses IFA de origem vegetal, apontando aspectos do processo de spray-drying de ordem teórica e prática que poderiam afetar a qualidade do produto fitoterápico. Com base nas informações mencionadas no diagrama e na discussão desses pontos acerca de cada etapa até a preparação do extrato seco, foi possível racionalizar o processo de obtenção desse intermediário, com foco em transformá-lo em produto fitoterápico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).