POTENCIAL ANTIBACTERIANO DO ÓLEO ESSENCIAL DE LIPPIA ALBA MILL. ASSOCIADO A LUZES DE LED
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v33.e2.a2021.pp188-196Palavras-chave:
fototerapia, produtos biológicos, sinergismo farmacológico.Resumo
Lippia alba Mill., também conhecida como erva cidreira, é um subarbusto aromático que ocorre em todo território brasileiro. Seu óleo essencial possui muitas atividades, mas ainda são escassos estudos do seu uso associado à fototerapia. O objetivo desse estudo foi avaliar a atividade antibacteriana do óleo essencial de Lippia alba (OEL) associado a luzes de LED (Light Emitting Diode) azul, vermelha e amarela contra cepas de Staphylococcus aureus e Escherichia coli. O óleo foi extraído pelo método de hidrodestilação. A atividade antibacteriana e moduladora foi avaliada pelo método de contato gasoso utilizando o óleo, luzes de LED e antibióticos, os quais foram realizados em triplicata. O OEL possui um potencial antibacteriano frente todas as cepas testadas tendo um resultado mais expressivo na cepa multirresistente de E. coli quando associado a luzes de LED. Na modulação da resistência bacteriana, tanto nas combinações do óleo + antibiótico + luzes de LED como óleo + antibióticos, houve sinergismo frente às linhagens multirresistentes de ambas as cepas testadas. Os resultados obtidos no presente estudo mostraram que o óleo essencial de Lippia alba associado às luzes de LED possui efeito antibacteriano e modulador pelo método de contato gasoso. Estes dados obtidos poderão colaborar com pesquisas futuras que visem o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas no combate de microrganismos resistentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).