ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO JAMBOLÃO (Syzygium cumini), ATRAVÉS DA TÉCNICA DE DIFUSÃO EM AGAR
Palavras-chave:
Jambolão. Antimicrobiano. Difusão. PoçosResumo
A atividade antimicrobiana de plantas medicinais tem sido pesquisada em diversas espécies. O uso de extratos vegetais e fitoquímicos de conhecida atividade antimicrobiana podem adquirir significado no tratamento terapêutico. O Jambolão (Syzygium cumini) é uma plantada família Myrtacae, oriunda da Índia oriental, e suas folhas são ricas em taninos e saponinas. O objetivo desse estudo foi o de avaliar a possibilidade de efeito antimicrobiano de extrato hidroalcoólico das folhas do jambolão (Syzygium cumini). Utilizaram‑se 3 cepas bacterianas, Gram positiva e Gram negativa. A avaliação da atividade antimicrobiana foi através da inoculação da placas Mueller Hinton com inoculo bacterianade 0,5 McFarland, onde foram perfurados 5 poços em cada placa, onde se depositaram 3 concentrações diferentes do extrato de jambolão, 1 controle positivo e um controle negativo. As placas foram incubadas a 37°C por 24 horas. O extrato apresentou atividade antimicrobiana em 2 bactérias testadas. O desenvolvimento de novos testes químicos, farmacológicose clínicos realizados com Syzygium cumin,pode contribuir muito com a pesquisa de novos antimicrobiano de origem vegetal, pois o jambolão demonstrou um potencial terapêutico.Downloads
Publicado
2012-12-11
Como Citar
Lima, M. L. S. de, Barcellos, P. M., Junqueira, R. de O., Martins, G. Z., Nobile, F. O. de, & Rezende, C. (2012). ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO JAMBOLÃO (Syzygium cumini), ATRAVÉS DA TÉCNICA DE DIFUSÃO EM AGAR. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 23(7/8), 3–7. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/28
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).