A PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS DE VENDA LIVRE EM REVISTAS DIRIGIDAS A FARMÁCIAS E DROGARIAS
Resumo
A promoção comercial de medicamentos refere-se a todas “as atividades informativas e de persuasão que realizam os produtores de medicamentos, a fim de induzir a prescrição, a provisão, a aquisição ou a utilização de medicamentos” (SOBRAVIME, 2001). As formas de promoção são variadas: publicidade em revistas especializadas ou em outras publicações, incluindo jornais, folhetos (para o público e profissionais), incentivos econômicos, financiamento de reunião de profissionais e auspício de associações de pacientes ou organizações científicas (SOBRAVIME, 2001, BARROS, 1995). Em 1981, a Federação Intercontinental das Indústrias de Medicamentos publicou o Código de Comercialização de Produtos Farmacêuticos, que, ao ser atualizado, em 1994, levou em conta os Critérios Éticos para a Promoção de Medicamentos, aprovados pela Assembléia Mundial de Saúde, em 1988, um corpo de normas que trata de diferentes e relevantes aspectos da mercadizaçãode produtos farmacêuticos (OMS, 1988; SOBRAVIME, 2001). Em 30 de novembro de 2000, a Agência Nacional de VigilânciaSanitária (Anvisa) publicou a Resolução de Diretoria Colegiada(RDC) 102 (BRASIL, 2000).Downloads
Publicado
2013-01-22
Como Citar
Pinheiro, R. O., Magalhães, C. S. de, & Silva, G. M. S. da. (2013). A PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS DE VENDA LIVRE EM REVISTAS DIRIGIDAS A FARMÁCIAS E DROGARIAS. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 16(13/14), 63–66. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/287
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).