AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE COMPRIMIDOS DE CAPTOPRIL DISPENSADOS EM FEIRA DE SANTANA - BA
Resumo
As doenças do aparelho circulatório constituem uma das maiores causas de morbidade hospitalar (DATASUS, 2002). A hipertensão arterial integra a quinta causa de internação hospitalar, possuindo uma alta prevalência em idosos (PEIXOTO, 2001). Corresponde a um aumento da pressão arterial, sendo a pressão arterial sistólica (PAS) > 140 mm Hg e a diastólica (PAD) > 90 mmHg, aferidas em momentos distintos, constituindo um grande fator de risco para as doenças cardiovasculares, a exemplo do acidente vascular encefálico (AVC) (MAGALHÃES, 1998). Para o tratamento dessa patologia são utilizadas drogas anti-hipertensivas, as quais podem ser comercializadas na forma farmacêutica de comprimidos(FUCHS; WANNMACHER, 1998). Pertencente à classe dos anti-hipertensivos, o Captopril(Figura 01) é indicado para o tratamento de pacientes com hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e nefropatia diabética. Em relação ao mecanismo de ação, o Captopril suprime o sistema renina-angiotensina, agindo como inibidor reversível da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA), que hidrolisa a angiotensina I em angiotensina II, diminuindo a pressão arterial pela diminuição da resistência vascular periférica (FINK, 1997;HARROLD, 2002; MAGALHÃES, 1998).Downloads
Publicado
2013-01-22
Como Citar
Peixoto, M. M., Santos Júnior, A. de F., Santos, C. A. A., & Caetité Júnior, E. (2013). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE COMPRIMIDOS DE CAPTOPRIL DISPENSADOS EM FEIRA DE SANTANA - BA. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 16(13/14), 69–73. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/289
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).