INTERVENÇÕES FARMACÊUTICAS PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS EM HOSPITAIS: UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v34.e1.a2022.pp13-24Palavras-chave:
intervenção farmacêutica, prescrição, uso racional de medicamentos, hospital.Resumo
A prática da farmácia clínica é de extrema importância no âmbito hospitalar, tendo em vista a alta demanda de prescrição de medicamentos nesse cenário. Deste modo, intervenções farmacêuticas (IF) podem efetivamente contribuir para otimização da farmacoterapia e uso racional dos medicamentos (URM). O objetivo foi analisar intervenções farmacêuticas em hospitais brasileiros, por meio de revisão integrativa. Buscas foram realizadas no Google Acadêmico durante os meses de setembro a outubro de 2021. Foram incluídos 27 artigos publicados entre os anos de 2001 a 2021. As IF de maior frequência foram: ajuste de dose; a mudança da via de administração; substituição do medicamento; a mudança de horário ou aprazamento; manejo de interações medicamentosas; ajuste na técnica de preparo de medicamentos. Verifi cou-se aceitabilidade das IF superior a 70% em mais de 60% dos estudos revisados. Os resultados obtidos evidenciam a importância do farmacêutico clínico inserido de forma ativa em uma equipe multiprofi ssional. Para isso, é necessária constante atualização profissional visando a obtenção de resultados que contribuam para a melhora da farmacoterapia em hospitais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).