MONITORIZAÇÃO DA TEOFILINA EM CRIANÇAS ASMÁTICAS DESNUTRIDAS
Resumo
Desnutrição-protéico-calórica (DPC) é uma condição clínica muito comum na população infantil de países em desenvolvimento. No Brasil, sua incidência é mais expressiva, no Norte e Nordeste, regiões onde as condições sócio-econômicas são mais desfavoráveis. As crianças desnutridas, por sua vez, são mais sujeitas a intercorrências clínicas, entre as quais asma brônquica, doençade alta prevalência em crianças e adultos e que, na maioria das vezes, requer o uso de fármacos no seu tratamento.Osmond & Barker (2000) relatam que a desnutrição é uma condição muito complexa, capaz de desencadear distúrbios metabólicos, digestivos, hepáticos, renais e, etc., podendo acometer a cinética de absorção, metabolismo, distribuição e depuração de drogas, alterando, por conseguinte, sua eficácia e toxicidade.Downloads
Publicado
2013-01-24
Como Citar
Rocha, L. G. da, & Filho, J. G. de M. (2013). MONITORIZAÇÃO DA TEOFILINA EM CRIANÇAS ASMÁTICAS DESNUTRIDAS. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 16(5/6), 88–91. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/324
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).