QUALIDADE DA INFORMAÇÃO FARMACÊUTICA NA DISPENSAÇÃO DOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS
Resumo
Atualmente, um terço da população mundial não tem acesso a benefícios que podem ser proporcionados por um tratamento farmacológico essencial. O acesso aos medicamentos, mesmo que essenciais, continua sendo um dos grandes problemas mundiais no campo sanitário (CHIRAC, 1993). Portanto, a promoção destes deve ser suplementada pela disponibilidade de genéricos como estratégia importante para promover o acesso aos medicamentos(MARQUES, 2001). Este fato não é apenas privilégio de outros países (CHIRAC,1993), pois o que acontece, no panorama da saúde brasileira, não é diferente (LYRA Jr., 1999; SANTOS, 1999). A camada economicamente privilegiada possui poder para comprar, e até abusar destes insumos, enquanto a maioria da população ainda sofre com a falta de acesso, dependendo exclusivamente dos programas governamentais para o fornecimento de medicamentos(BARROS, 1995; BARROS, 1997).Downloads
Publicado
2013-01-25
Como Citar
Santana, A., Lyra Jr, D., & Neves, S. (2013). QUALIDADE DA INFORMAÇÃO FARMACÊUTICA NA DISPENSAÇÃO DOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 15(9/10), 84–86. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/352
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).