CISTATINA C E CREATININA COMO BIOMARCADORES DO COMPORTAMENTO DA FILTRAÇÃO GLOMERULAR
Resumo
A determinação direta da taxa de filtração glomerular(TFG) é geralmente aceita como o melhor índice para avaliar a função renal (HARMOINEN, 2001; MUSSAP et al.,2002). “Clearances” de inulina e do Cr‑EDTA, entre outros, são marcadores exógenos considerados padrão‑ouro para estimar a TFG, porém requerem técnicas especializadas, invasivas e altos custos. Ao contrário, marcadores endógenos da filtração oferecem rápida, simples e barata estimativa da TFG no cenário clínico (HARMOINEN, 2001).Downloads
Publicado
2012-12-13
Como Citar
Cordeiro, V. F., Pinheiro, D. C. S. N., & Pinheiro, A. D. N. (2012). CISTATINA C E CREATININA COMO BIOMARCADORES DO COMPORTAMENTO DA FILTRAÇÃO GLOMERULAR. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 23(3/4), 14–21. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/40
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).