AVALIAÇÃO DA TERAPIA ANTIMICROBIANA EMPÍRICA INICIAL EM PACIENTES ONCOLÓGICOS COM NEUTROPENIA FEBRIL
Resumo
De acordo com a Sociedade Chilena de Infectologia(2004), as infecções que ocorrem freqüentemente, durante o tratamento do câncer, representam uma causa importante de morbidade entre esses pacientes. Dentre os diversos fatores que contribuem para aumentar o risco de infecções, podem-se destacar os defeitos na imunidade humoral e celular, surgidos, a partir dos tratamentos quimioterápico e radioterápico. Os neutrófilos são células de sanguíneas originadas de um reservatório de células precursoras da medula óssea através de divisões seriadas e de etapas sincrônicas de maturação. A taxa de produção dos neutrófilos é surpreendentemente alta, mais de 1011 células por dia. Normalmente os neutrófilos desempenham seu papel na defesa fagocítica do hospedeiro, desde que sua contagem no sangue seja superiora 1.000/mm3. Ocorre neutropenia, quando a contagem de neutrófilos diminui para valores abaixo deste número, levando ao aumento da incidência de infecções graves, recidivantes e de difícil tratamento, sobretudo quando o número de neutrófilos é inferior a 500/mm3.Downloads
Como Citar
Bezerra, I. C. da C., Anominondas, T. C. L., Sisenando, H. A. A. A. C. N., Sisenando, S. S. T. de L. C. N., & Moreira, F. S. M. (2013). AVALIAÇÃO DA TERAPIA ANTIMICROBIANA EMPÍRICA INICIAL EM PACIENTES ONCOLÓGICOS COM NEUTROPENIA FEBRIL. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 19(5/8), 114–116. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/420
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).