NOVOS TEMPOS, NOVOS RUMOS
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v25.e1.a2013.pp1Resumo
As políticas públicas na área da Saúde no Brasil têm estimulado indústrias, profissionais e usuários do Sistema único de Saúde a uma tomada de posição pró-ativa e mais indagadora. Ao mesmo tempo em que há uma busca por produtos inovadores, há uma valorização das práticas tradicionais e alternativas para prevenção e tratamento de doenças. Essa dicotomia, filosófica, cultural e cientificamente interessante, permite uma vasta rede de opções e pode estimular a oferta de produtos e serviços que, garantidas a eficácia, a qualidade e a segurança favorecendo o paciente e usuário de produtos e serviços para a saúde.
As Ciências Farmacêuticas, com todas as nuances das áreas que apresenta, é então uma fonte inesgotável de oportunidades, novas ideias e novas tecnologias. No Brasil, os farmacêuticos têm tido oportunidade tanto no setor público quanto no privado, de estar na vanguarda da Assistência Farmacêutica, na Pesquisa & Desenvolvimento de novos produtos para a saúde, na formulação e aplicação da legislação na área. E o profissional farmacêutico que possuir as competências requeridas nessas áreas pode usufruir de uma carreira produtiva, estimulante e de impacto na Saúde Pública.
Assim, é preciso repensar o modelo de educação farmacêutica no Brasil. Qual o impacto das mudanças ocorridas nos últimos 10 anos? O profissional que chega ao mercado está apto para atuar no campo tão vasto e ao mesmo tempo tão especializado das Ciências Farmacêuticas?
Infarma está no seu 25º volume. São 25 anos divulgando a pesquisa na área farmacêutica, feita no País. E em uma evolução natural, chega reformulada, mais madura, ampliando sua proposta. A partir desse número, passa a ser publicada exclusivamente por meio eletrônico, com o título Infarma – Ciências Farmacêuticas. Deixa de ser um encarte da Revista Pharmacia Brasileira para ter identidade própria.
Também amplia sua abrangência. Os autores, além de publicarem na língua portuguesa, têm a opção de submeter seus manuscritos em espanhol ou inglês, possibilitando, assim, a divulgação de seu trabalho entre pesquisadores de todo o mundo. Novos tempos exigem novos rumos.
Assim, agradecendo àqueles que ao longo desses 25 anos contribuíram com Infarma, convidamos a continuarem a submeter seus manuscritos à Infarma – Ciências Farmacêuticas e estendemos esse convite às novas gerações de pesquisadores do Brasil e do mundo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).