NOVOS TEMPOS, NOVOS RUMOS
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v25.e1.a2013.pp1Abstract
As políticas públicas na área da Saúde no Brasil têm estimulado indústrias, profissionais e usuários do Sistema único de Saúde a uma tomada de posição pró-ativa e mais indagadora. Ao mesmo tempo em que há uma busca por produtos inovadores, há uma valorização das práticas tradicionais e alternativas para prevenção e tratamento de doenças. Essa dicotomia, filosófica, cultural e cientificamente interessante, permite uma vasta rede de opções e pode estimular a oferta de produtos e serviços que, garantidas a eficácia, a qualidade e a segurança favorecendo o paciente e usuário de produtos e serviços para a saúde.
As Ciências Farmacêuticas, com todas as nuances das áreas que apresenta, é então uma fonte inesgotável de oportunidades, novas ideias e novas tecnologias. No Brasil, os farmacêuticos têm tido oportunidade tanto no setor público quanto no privado, de estar na vanguarda da Assistência Farmacêutica, na Pesquisa & Desenvolvimento de novos produtos para a saúde, na formulação e aplicação da legislação na área. E o profissional farmacêutico que possuir as competências requeridas nessas áreas pode usufruir de uma carreira produtiva, estimulante e de impacto na Saúde Pública.
Assim, é preciso repensar o modelo de educação farmacêutica no Brasil. Qual o impacto das mudanças ocorridas nos últimos 10 anos? O profissional que chega ao mercado está apto para atuar no campo tão vasto e ao mesmo tempo tão especializado das Ciências Farmacêuticas?
Infarma está no seu 25º volume. São 25 anos divulgando a pesquisa na área farmacêutica, feita no País. E em uma evolução natural, chega reformulada, mais madura, ampliando sua proposta. A partir desse número, passa a ser publicada exclusivamente por meio eletrônico, com o título Infarma – Ciências Farmacêuticas. Deixa de ser um encarte da Revista Pharmacia Brasileira para ter identidade própria.
Também amplia sua abrangência. Os autores, além de publicarem na língua portuguesa, têm a opção de submeter seus manuscritos em espanhol ou inglês, possibilitando, assim, a divulgação de seu trabalho entre pesquisadores de todo o mundo. Novos tempos exigem novos rumos.
Assim, agradecendo àqueles que ao longo desses 25 anos contribuíram com Infarma, convidamos a continuarem a submeter seus manuscritos à Infarma – Ciências Farmacêuticas e estendemos esse convite às novas gerações de pesquisadores do Brasil e do mundo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and Citation of published work (See O Efeito do Acesso Livre ).