AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA ESTABILIDADE DE EMULSÕES NÃO IÔNICAS CONTENDO ÁCIDO KÓJICO A 2,0 % MANIPULADAS EM FARMÁCIAS MAGISTRAIS
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v25.e4.a2013.pp193-198Palavras-chave:
Ácido Kójico, Emulsões, Manipulação Magistral, Estabilidade PreliminarResumo
Formulações emulsionadas contendo ácido kójico são comuns entre os produtos cosméticos para clareamento cutâneo. Neste trabalho, avaliou-se a estabilidade preliminar de loções não iônicas contendo ácido kójico a 2,0 %, manipuladas em farmácias magistrais. As formulações foram adquiridas em 04 estabelecimentos farmacêuticos. As amostras, em frascos de polietileno, foram submetidas à estocagem a 25 e 45ºC nos tempos zero, 7, 15, 30 e 60 dias. As amostras foram avaliadas através das seguintes determinações: características organolépticas, pH, teste de centrifugação e determinação de peso da embalagem. Os caracteres organolépticos se apresentaram com modificações a partir de 7 dias de estocagem, em amostras a 45 ºC. Quanto ao pH, as amostras a 45 ºC apresentaram redução do valor inicial, com acréscimo de acidez ao longo do tempo. Neste caso, a centrifugação das amostras não alterou os resultados, indicando não ter influência no parâmetro avaliado. Para a determinação de peso, o material de embalagem foi alterado em peso nas amostras estocadas a 45 ºC, ilustrando a necessidade de atenção para o material de acondicionamento. Os ensaios desenvolvidos reforçam a importância de atenção na estabilidade de produtos cosméticos contendo ácido kójico, em especial no conhecimento da base galênica e no armazenamento do produto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).