ANÁLISE DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS EM TV ABERTA PARA O DISTRITO FEDERAL E “ENTORNO”

Autores

  • Fernando Honorato UniEvangélica - Centro Universitário de Anápolis - GO. Av. Universitária Km. 3,5 - Cidade Universitária - Anápolis - GO CEP: 75083-515

DOI:

https://doi.org/10.14450/2318-9312.v26.e1.a2014.pp35-44

Palavras-chave:

Propaganda de medicamentos, Vigilância sanitária, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Automedicação

Resumo

A publicidade é uma ferramenta legítima e não é um problema, se os objetivos comerciais não ultrapassarem os limites éticos. As propagandas de medicamentos no Brasil já eram produzidas desde 1911 e promoviam a venda de medicamentos “mais ou menos” explicitamente. Entretanto, medicamentos são produtos especiais, cujas peças publicitárias requerem cuidados diferenciados no que tange os aspectos éticos e morais. O estudo objetivou investigar quais são e quantificar os ilícitos cometidos em propagandas de medicamentos veiculadas em TV Aberta para o grande público do Distrito Federal e cidades que o circundam, chamadas “Região do Entorno”. No estudo observacional, transversal e descritivo, foram monitoradas 56 propagandas, em 14h de programação, entre março de 2012 a março de 2013. A análise legal da monitoração de 40 peças incluídas na amostragem ocorreu sob a égide da Resolução de Diretoria Colegiada RDC Nº 96/2008 da Anvisa. Os resultados evidenciaram que em 100% das peças publicitárias ocorreram infrações à legislação. Em média, houve infração de quatro artigos da RDC por propaganda e no total foram sete os artigos ignorados da Legislação Sanitária. Em consonância com a literatura, os analgésicos, antigripais, anti-inflamatórios e antiácidos foram os mais divulgados. A ausência de informação sobre os cuidados/advertências, no uso, pode indicar que o medicamento seja totalmente seguro e eficaz, o que induz ao risco sanitário da automedicação irresponsável, que tem se tornado um problema de saúde pública mundial.

Biografia do Autor

Fernando Honorato, UniEvangélica - Centro Universitário de Anápolis - GO. Av. Universitária Km. 3,5 - Cidade Universitária - Anápolis - GO CEP: 75083-515

Pesquisador em Atenção Farmacêutica, Farmacovigiância e Nanotecnologia. Docente em Introdução às Ciências Farmacêuticas, Físico química farmacêutica e Controle de qualidade físico químico na indústria farmacêutica. Farmacêutico pela UFGO. Especialista em Vigilância Sanitária pela UnB.  Mestre em Química pela UFGO. Docente Pesquisador com artigos já publicados na Infarma - Ciências Farmacêuticas.

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Publicado

2014-04-02

Como Citar

Honorato, F. (2014). ANÁLISE DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS EM TV ABERTA PARA O DISTRITO FEDERAL E “ENTORNO”. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 26(1), 35–44. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v26.e1.a2014.pp35-44

Edição

Seção

Artigo Original