O FARMACÊUTICO E A PROMOÇÃO DE SAÚDE: UMA UNIÃO POSSÍVEL NA PRÁTICA?
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v26.e3.a2014.pp140-148Palavras-chave:
promoção em saúde, farmacêuticos, atenção primáriaResumo
Desde a consolidação do SUS, o farmacêutico integra o sistema público de saúde. Observa-se a necessidade de profissionais com atuação ampliada, o que, na prática, inicia-se com a introdução do conceito de atenção farmacêutica. O foco do serviço, antes centralizado no medicamento, passa a se voltar para o paciente, mudança esta que implica em diversas estratégias para que o farmacêutico torne parte de seu contexto profissional. O presente trabalho pretendeu identificar e compreender os fatores limitantes da execução de atividades de promoção da saúde dentro do processo de trabalho do farmacêutico na atenção primária. Trata-se de uma pesquisa explicativa e descritiva de corte qualitativo, a partir da realidade do trabalho de farmacêuticos de Unidades Básicas de Saúde com Estratégia Saúde da Família. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis farmacêuticos, e prévio questionário para caracterização dos sujeitos. Os dados foram tratados através da análise de conteúdo e análise temática. Conclui-se que há necessidade de maior aproximação entre os profissionais farmacêuticos e a Saúde Pública, com transformações na formação e gestão.Downloads
Publicado
2014-09-17
Como Citar
Castro, C. C. H., & Quevedo, M. P. (2014). O FARMACÊUTICO E A PROMOÇÃO DE SAÚDE: UMA UNIÃO POSSÍVEL NA PRÁTICA?. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 26(3), 140–148. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v26.e3.a2014.pp140-148
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).