SEGUIMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DIRECIONADO AOS ANIMAIS DOMÉSTICOS: SERIA VIÁVEL?
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v26.e4.a2014.pp246-250Palavras-chave:
segurança do paciente, seguimento farmacoterapêutico, animais domésticosResumo
A atuação global na área da saúde humana tem direcionado seu foco ao cuidado do paciente, tendo o medicamento como segundo plano. Neste sentido, em humanos o seguimento farmacoterapêutico (que faz parte da Atenção Farmacêutica) vem sendo uma ferramenta de grande auxílio para a detecção de Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM) para que possam ser evitados ou identificados visando impedir/minimizar aparecimento de Resultados Negativos relacionados a Medicamentos (RNM). Considerando a necessidade do sucesso terapêutico como o resultado a ser obtido no cuidado à saúde, este texto traz uma reflexão sobre a possibilidade sobre o estabelecimento de modelo de seguimento farmacoterapêutico (Dáder modificado) ser adaptado e aplicado à área animal, particularmente, em animais que fazem uso crônico de medicamentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).