AVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE DA FÓRMULA DO XAMPU DE CETOCONAZOL
Resumo
O cetoconazol é um antifúngico que tem ações sistêmica e tópica, podendo ser incorporado em diversas formas farmacêuticas. Um problema encontrado na manipulação do xampu de cetoconazol é que a fórmula adquire coloração rósea muito rapidamente. Devido a esse fato, o presente trabalho visa a avaliar a integridade da fórmula do xampu de cetoconazol, verificando a presença ou não de produtos de degradação. Foram analisadas suas fórmulas do xampu de cotoconazol a 2%; uma com pH 7,0 e outra com pH 5,5. Em ambas, foi utilizado ácido clorídrico como agente solubilizante. As fórmulas foram deixadas em repouso ou agitadas, periodicamente. O intervalo de análise dói estabelecido, levando-se em consideração o prazo de validade do produto comercializado nas farmácias de manipulação. O teor de cetoconazol foi determinado por CLAE. Os resultados indicaram que não ocorre degradação do cetoconazol contido nas fórmulas, apesar da coloração rósea intensa em pH 5,5.Downloads
Como Citar
Staub, I., Adams, A. I. H., Bergold, A. M., & Fröehlich, P. E. (2015). AVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE DA FÓRMULA DO XAMPU DE CETOCONAZOL. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 14(1/2), 74–76. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/910
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).