HANSENÍASE, UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA
Resumo
Secularmente conhecida como lepra, a hanseníase, denominação adotada pelo Brasil, pioneiramente, é uma doença cônica de evolução lenta, com sintomas que começam em nível cutâneo, passam por manifestações nervosas, podendo comprometer todo o organismo do hospedeiro.
Ainda é questionável o mecanismo definitivo de transmissão, porem sabe-se que este é direto pelo contato pessoa-pessoa. O agente etiológico desta doença é o Mycobacterium leprae, um bacilo álcool-ácido resistente, que apresenta-se isolado ou agrupado em globias.
Downloads
Como Citar
Rodrigues, P. R. M. (2015). HANSENÍASE, UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 12(7/8), 74–78. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/956
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).