O JOGO: “DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS”

Authors

  • Joice Mara Cruciol-Souza Docente da Universidade Estadual de Londrina, Depto. Tecnologia de Alimentos e Medicamentos (TAM/CCA)

Abstract

O jogo é uma divertida maneira de criar situações de dispensação de medicamentos em sala de aula. Embora a situação criada no jogo seja apenas um pouco semelhante à realidade vivenciada no balcão de uma farmácia, as emoções são diferentes e as habilidades que desejamos desenvolver vão muito além da simples leitura de uma prescrição. O jogo apresenta as vantagens do desenvolvimento e treinamento da escuta analítica, seleção de perguntas e orientações relevantes ao paciente, análise crítica de dados, trabalho em equipe, tomada de decisões, otimização do tempo, comunicação e relacionamento inter-pessoal, expressão clara de idéias, auto-avaliação, autocrítica e avaliação inter-pares. A intenção é criar momentos que propiciem o desenvolvimento do estudante de farmácia como profissional ativo no processo da dispensação. As características do jogo(definições, regras, tempo e pontuação), local e ambiente, além da questão vivida pelos participantes durante o jogo simulam sim condições variadas de stress e exigem dinamismo na tomada de decisões, além de julgamento crítico de ações. O jogo foi elaborado com o objetivo de treinar os estudantes para os concursos de aconselhamento ao paciente(CAP) que ocorrem nos encontros estudantis. A vasta literatura disponível no tema “ensino lúdico” foi utilizada e adaptada a este jogo universitário. Além disso, os modelos de dispensação de medicamentos no Brasil (farmácia, unidade básica de saúde e hospital) também serviram de inspiração para a elaboração do jogo.

How to Cite

Cruciol-Souza, J. M. (2013). O JOGO: “DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS”. Infarma - Pharmaceutical Sciences, 19(5/8), 151–153. Retrieved from https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/428

Issue

Section

Original article