AVALIAÇÃO DOS ERROS DE DILUIÇÃO DE MEDICAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO INTRAVENOSA EM AMBIENTE HOSPITALAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM GUIA DE DILUIÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DOS MESMOS
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v28.e2.a2016.pp81-89Palavras-chave:
medicamentos, diluição, erros, hospitalResumo
Os eventos adversos em medicamentos são quaisquer danos causados ao paciente, que podem levar a importantes agravos à saúde, com relevantes repercussões econômicas e sociais, sendo considerado um problema de saúde pública. No âmbito hospitalar, erros de administração de medicamentos são atribuídos à equipe de enfermagem, devido à sua atuação direta com o paciente. O estudo teve como objetivo identificar a frequência de erros ocorridos no processo de diluição de medicamentos intravenosos, a fim de propor estratégias que colaborassem para a sua minimização. A coleta de dados ocorreu em outubro de 2014, e se caracterizou como pesquisa descritiva transversal, de natureza observacional. Durante este período, foi observado o trabalho de 18 técnicos de enfermagem, atuantes em unidade de terapia intensiva (UTI), envolvidos no processo de preparo e administração de medicamentos intravenosos. 180 doses foram observadas, das quais 125 (69,5%) apresentaram pelo menos um erro de diluição; em 90 doses (72%), ocorreu mais de um erro por dose, e não foi detectada nenhuma forma de registro nem avaliação e/ou monitoramento dos erros de medicação. Constatou-se que os profissionais envolvidos com os erros de medicação não souberam identificá-los, e este tipo de evento pode vir a comprometer a eficácia terapêutica do medicamento em questão. Também foram identificados os medicamentos mais prevalentes envolvidos nos erros de diluição, para os quais se estipulou o(s) diluente(s) mais adequado(s) conforme literatura consultada. Este resultado foi transformado em material didático-instrucional, em forma de fichário, para consulta rápida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).