AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE BUSCA ATIVA DE REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS COM AUXÍLIO DE FERRAMENTAS INFORMATIZADAS
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v29.e3.a2017.pp235-240Palavras-chave:
Farmacovigilância, Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos, Sistemas de Notificação de Reações Adversas a Medicamentos, Prescrição EletrônicaResumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar a implantação de estratégias de busca ativa de reações adversas a medicamentos (RAM) com o auxílio de ferramentas informatizadas em um programa de farmacovigilância de um hospital privado de grande porte. O desenvolvimento do estudo se deu em três fases: I – implantação do serviço de farmacovigilância (vigilância passiva – notificação voluntária intensificada); II – busca ativa com base em relatórios gerenciais de consumo de medicamentos rastreadores; III – busca ativa com base no preenchimento de formulários vinculados à prescrição de medicamentos rastreadores. Foram analisadas todas as RAM detectadas pelo serviço por três anos e meio (n = 542). A diferença entre as taxas de RAM/100 pacientes-dia foi analisada por meio de teste de comparação de duas proporções, com nível de significância de 5% e poder de 80%. A taxa de RAM/100 paciente-dia encontrada na fase II e III (0,26 e 0,15, respectivamente), ou seja, após a implementação das ferramentas informatizadas, foi superior àquela detectada na fase I (0,10). A diferença entre as proporções foi estatisticamente significativa. A maioria das RAM identificadas apresentou gravidade moderada (69%) e observou-se a elevação desta proporção após a implantação das ferramentas informatizadas. Quanto ao perfil de relação causal, 83,6% das RAM identificadas se enquadravam no critério de “causalidade possível”. A implantação da busca ativa utilizando ferramentas informatizadas proporcionou um aumento na identificação de RAM estatisticamente significativo, reforçando a necessidade de intensificar tais estratégias de farmacovigilância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).