ANÁLISE COMPARATIVA DOS SISTEMAS DE SAÚDE BRASILEIRO E BRITÂNICO NA ATENÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v29.e4.a2017.pp313-327Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde, acesso aos serviços de saúde, saúde pública.Resumo
O Sistema Único de Saúde (SUS) e o National Health Service (NHS) possuem caráter público e oferecem acesso gratuito aos serviços de saúde. No entanto, em relação ao desenvolvimento da atenção básica, existem diferenças na cobertura destes dois sistemas. O objetivo foi fazer uma análise comparativa crítica entre os dois sistemas. A revisão bibliográfica do tipo narrativa foi conduzida em bases eletrônicas científicas de dados e portais do Ministério da Saúde e United Kingdom Department of Health. Apesar de serem guiados pelos mesmos princípios, o SUS e o NHS assumiram decisões diferentes ao longo dos anos a fim de se adaptarem às realidades socioeconômicas, epidemiológicas e contextos históricos que presenciaram. No SUS, foi observado um aumento progressivo da participação dos Municípios e Estados na gestão e financiamento do sistema e uma diminuição dos gastos públicos federais. No NHS, o financiamento se manteve concentrado na coleta de impostos da esfera nacional, estando as estâncias regionais responsáveis pela execução e contratação dos serviços de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).