A FISIOPATOLOGIA DA ANEMIA FALCIFORME

Autores

  • Vanusa Manfredini
  • Simone Castro
  • Sandrine Wagner
  • Mara da Silveira Benfato

Resumo

A anemia falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum, no Brasil. É conhecida, há séculos, por povos de diferentes regiões da África. Apesar de sua incidência prevalecer em indivíduos desta região, estudos populacionais têm demonstrado a presença da hemoglobina S em indivíduos descendentes de populações do Mediterrâneo, Caribe, América Central e Sul, Arábia e Índia. O Brasil apresenta uma população com diferentes origens étnicas e com diversificados graus de miscigenação,  indicando que a presença da anemia falciforme é decorrente da imigração de indivíduos originários principalmente do continente africano.

Biografia do Autor

Vanusa Manfredini

Farmacêutica, doutoranda pelo PPGBCM-UFRGS

Simone Castro

Professor adjunto da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sandrine Wagner

Professora do Centro Universitário FEEVALE, Novo Hamburgo

Mara da Silveira Benfato

Professor adjunto do Departamento de Biofísica, Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutora em Ciências pelo Instituto de Química da USP, chefe do Laboratório de Estresse Oxidativo (LEO)

Downloads

Publicado

2013-01-11

Como Citar

Manfredini, V., Castro, S., Wagner, S., & Benfato, M. da S. (2013). A FISIOPATOLOGIA DA ANEMIA FALCIFORME. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 19(1/2), 3–6. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/216

Edição

Seção

Artigo Original