ATIVIDADE NEUROPROTETORA DA MINOCICLINA NA ISQUEMIA CEREBRAL: REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v31.e3.a2019.pp146-154Palavras-chave:
Atividade. Isquemia. Minociclina. NeuroproteçãoResumo
O acidente vascular cerebral é causado pela interrupção do fluxo sanguíneo cerebral, podendo ser de gênese isquêmica. Os subtipos são determinados conforme a origem, podendo ser: aterosclerose de grandes artérias, cardioembolismo, oclusão de pequenas artérias, de outras origens determinadas e de origem desconhecida. O tratamento farmacológico é o Ativador de Plasminogenio Tecidual, de estreita janela terapêutica. A minociclina é capaz de atravessar a barreira hematoencefálica, atuando na perda neuronal, sendo um potencial neuroprotetor de grande aplicabilidade e especificidade, bloqueando grupos celulares responsáveis pelo processo inflamatório e degenerativo. O objetivo foi realizar uma revisão sistemática de caráter qualitativo. As bases de dados consultadas foram: MEDLINE), PubMed e SciELO, com os descritores: minociclina/neuroproteção e minocycline/neuroprotection, Apenas sete estudos foram selecionados por meio do protocolo de pesquisa, publicados entre 2014 e 2018 e disponíveis na íntegra gratuitamente. Minociclina possui relação com a inibição de NF-κB nos neurônios, efeito antioxidante, antiapoptótico, melhora no dano tecidual, recuperação funcional em animais, envolvimento com MCP1P1 e correlação com fatores os fatores CREB, pCREB, e BDNF. É notável a capacidade de neuroproteção obtida por meio do tratamento com minociclina em modelos isquêmicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).