PERFIL DOS EGRESSOS DE FARMÁCIA DE UMA FACULDADE DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v31.e4.a2019.pp259-270Palavras-chave:
formação profissional, educação em Farmácia, aprendizagemResumo
O objetivo deste estudo foi analisar o perfil e a percepção do egresso de Farmácia quanto à influência do currículo de graduação em sua atuação profissional, o que possibilita também atender às necessidades do mercado diante das atuais transformações. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e exploratória que abordou os aspectos de formação na graduação, partindo dos conhecimentos dos egressos do curso de Farmácia de uma faculdade privada, especializada em Saúde, que utiliza o método Aprendizagem Baseada em Problemas, em Recife, Nordeste do Brasil. Os resultados obtidos contemplaram a opinião de 38 egressos (34,86%) de turmas com conclusão de graduação entre 2011.2 a 2017.1. Desses, 97,37% avaliaram o método como sendo um diferencial na sua formação e 100% afirmaram que a dinâmica de grupo tutorial o tornou mais crítico. Outro ponto destacado pelos egressos (97,37%) foi a inserção nos estágios ao longo da formação. 78,95% dos egressos entraram no mercado de trabalho imediatamente após a graduação. Como pontos para melhoria do Projeto Pedagógico do Curso, foram destacados o incentivo à pesquisa (2,63%), à extensão (2,63%) e a abordagem da Química em tutorias (7,89%). Os diferenciais curriculares na graduação colaboraram para o desempenho profissional dos egressos no mercado de trabalho e que o retorno dado poderá auxiliar na melhoria da gestão e avaliação do Projeto Pedagógico do Curso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).