ANÁLISE DA AUTOMEDICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE VASSOURAS - RJ
Resumo
O uso de medicamentos sem prescrição médica é um hábito muito freqüente na população brasileira (BOCK & TARANTINO,2001). O Brasil está entre os dez maiores mercados consumidores de medicamentos, no mundo. No entanto, a análise do consumo per capita demonstra um gasto de 13 dólares/pessoa/ano com medicamentos (ROZENFELD, 1987). O que se observa é um elevado consumo, porém, de maneira desigual. Segundo a AgênciaNacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cerca de 50% dos medicamentos controlados são vendidos sem exigência de prescrição médica (BOCK & TARANTINO, 2001). Entre os problemas observados com a automedicação, podem ser destacados o mascaramento ou impedimento do diagnóstico correto de uma doença grave, podendo afetar negativamente qualquer processo patológico, oculto ou não, do paciente. A automedicação pode ainda provocar interações medicamentosas de grande importância com outros tratamentos feitos previamente; pode produzir efeitos secundários e riscos inaceitáveis do ponto de vista terapêutico (ZUBIOLI, 1992).Downloads
Publicado
2013-01-21
Como Citar
Silva, G. M. S. da, Almeida, A. da C., Mello, N. R. S., Oliveira, R. N. de, Oliveira, T. B., Pereira, V. da N. M., & Pinheiro, R. O. (2013). ANÁLISE DA AUTOMEDICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE VASSOURAS - RJ. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 17(5/6), 59–62. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/271
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).