FÁRMACOS ANTIMICROBIANOS E ANTIVIRAIS COM POTENCIAL USO TERAPÊUTICO PARA A COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v32.e2.a2020.pp109-119Palavras-chave:
Infecções por coronavírus, Tratamento farmacológico, Anti-infecciosos.Resumo
A doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, denominada COVID-19, já infectou mais de 6,5 milhões de pessoas no mundo. Até o presente momento, não há tratamento comprovadamente efi caz contra o vírus, mas alguns medicamentos já utilizados em outras doenças demonstraram efi cácia in vitro ou mesmo em humanos, como alguns agentes antimicrobianos. O objetivo desta pesquisa bibliográfi ca foi fornecer uma visão geral das evidências publicadas, até a data de pesquisa, acerca dos estudos experimentais e ensaios clínicos que utilizaram fármacos antimicrobianos como proposta de tratamento para a doença pelo novo coronavírus. Foram incluídos 75 artigos de periódicos indexados na base de dados MEDLINE. Os resultados mostraram que os fármacos Lopinavir/Ritonavir, cloroquina e hidroxicloroquina demonstraram atuar na melhora clínica de pacientes diagnosticados com COVID-19. No entanto, mais evidências são necessárias para a confi rmação dos dados disponíveis atualmente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).