INDICADORES DE QUALIDADE NO LABORATÓRIO CLÍNICO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Thaís Batista de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia. Avenida Valdon Varjão, 6390. Barra do Garças - MT CEP: 78605-091
  • Maria Fernanda Spegiorin Brune Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia. Avenida Valdon Varjão, 6390. Barra do Garças - MT CEP: 78605-091 http://orcid.org/0000-0002-1822-0904

DOI:

https://doi.org/10.14450/2318-9312.v33.e4.a2021.pp337-344

Palavras-chave:

controle de qualidade, indicadores de qualidade, laboratório clínico

Resumo

A qualidade laboratorial é defi nida como a garantia de que toda e qualquer etapa do processo de teste é realizada corretamente. Buscando a melhoria da qualidade dos laboratórios tornou-se necessária a criação de padrões mínimos de organização para que os mesmos funcionassem. O laboratório clínico deve assegurar a confiabilidade dos serviços laboratoriais prestados por meio de controle - interno e externo - da qualidade. Todas as ações sistemáticas necessárias para dar confiança aos serviços laboratoriais a fim de atender as necessidades de saúde do paciente e prevenir a ocorrência dos erros é definido por componente operacional do sistema de controle de qualidade que podem ser medidos por meio dos indicadores de qualidade. O objetivo do trabalho foi identificar os indicadores de qualidade mais usados entre os laboratórios clínicos e em qual fase do processo de testagem observa-se uma maior quantidade de erros. Foi realizada uma revisão integrativa de artigos pesquisados na Biblioteca Virtual de Saúde com as palavras-chave: Indicadores de qualidade e Laboratório Clínico, no período de 2016 a 2021, nos idiomas inglês, espanhol e português. Foram selecionados 15 artigos que abordavam as fases extra-analíticas e analíticas, sendo que a maioria dos autores abordou a fase pré-analítica, visto a elevada quantidade de erros observada nesta etapa, seguido da etapa pós-analítica e de forma superficial, foi citada a etapa analítica, visto que a mesma apresenta a menor quantidade de erros no laboratório. A utilização adequada de indicadores de qualidade é uma ferramenta muito útil na gestão do laboratório, principalmente nas etapas extra-analíticas. Cabe a cada gestor a escolha dos indicadores de qualidade que melhor atendam às suas necessidades, considerando além dos aspectos econômicos, a segurança do paciente.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

de Almeida, T. B., & Brune, M. F. S. (2021). INDICADORES DE QUALIDADE NO LABORATÓRIO CLÍNICO: REVISÃO INTEGRATIVA. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 33(4), 337–344. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v33.e4.a2021.pp337-344

Edição

Seção

Artigo de Revisão