METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM APLICADA A CURSO DE FARMÁCIA: INSTRUMENTOS PARA O ENSINO COM ÊNFASE EM FARMACOTÉCNICA E TECNOLOGIA FARMACÊUTICA
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v34.e3.a2022.pp230-239Palavras-chave:
Metodologia Ativa, Farmacotécnica, Farmácia, Ensino-AprendizadoResumo
A necessidade por um sistema de educação centrado no estudante, visando a formação de profissionais críticos e capazes de construir conhecimento a partir da avaliação da informação disponível, traz a necessidade por novas metodologias educacionais. Nessa perspectiva, a disciplina de Farmacotécnica, além de constituir uma das disciplinas profissionalizantes do curso de Farmácia, contempla uma visão multidisciplinar e complexa, sendo necessário a utilização de metodologias que estimulem um processo ativo de aprendizado. Devido ao potencial que as metodologias ativas de ensino desempenham no processo de educação, este trabalho teve como objetivo conceituar e pontuar as principais estratégias metodológicas encontradas na literatura e usadas nas disciplinas do curso de farmácia, com ênfase na disciplina de Farmacotécnica. A fim de atingir o objetivo proposta, uma revisão integrativa da literatura foi realizada para concentrar os estudos que tivessem empregado e avaliado o uso de metodologias ativas. Um total de 15 trabalhos foram encontrados seguindo os critérios de inclusão e exclusão adotados neste estudo e poucos trabalhos objetivaram conceituar e pontuar o uso de metodologias ativas na disciplina de farmacotécnica. No entanto, apesar do número baixo de trabalhos que avaliarem a performance dessas metodologias, todos os estudos apontaram melhoras significativas no desempenho e assimilação de conteúdo dos alunos, evidenciando o grande potencial dessas metodologias de ensino. A partir dos resultados observados neste trabalho, pode-se concluir, que as metodologias ativas devem ser consideradas, estimuladas e, se necessário, adaptadas, para serem utilizadas desde o início da formação profissional, independentemente da disciplina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).