METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM APLICADA A CURSO DE FARMÁCIA: INSTRUMENTOS PARA O ENSINO COM ÊNFASE EM FARMACOTÉCNICA E TECNOLOGIA FARMACÊUTICA

Autores

  • Claudete Costa-Oliveira Departamento de Produtos Naturais, Farmanguinhos, Fundação Oswaldo Cruz. Av. Comandante Guaranys, 447, bairro Jacarepaguá, CEP 22775-610. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • João Gabriel Gouvêa-Silva Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Boulevard 28 de Setembro, 87, CEP 20551-030. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • João Carlos da Silva Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Rua Pacheco Leão, 915, CEP 22460-030. Rio Janeiro, RJ, Brasil
  • Maísa Teodoro Celestino 4Laboratório Didático de Aulas Práticas de Farmacotécnica, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária Ilha do Fundão-RJ, CEP:21941-902, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Davyson Lima Moreira Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Rua Pacheco Leão, 915, CEP 22460-030. Rio Janeiro, RJ, Brasil
  • Adival José Reinert Junior União Brasileira de Faculdades – UNIBF. Rua Olavo Bilac, 78, Centro, CEP 87780-000. Paraíso do Norte, PR, Brasil
  • Ygor Jesse Ramos Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Rua Pacheco Leão, 915, CEP 22460-030. Rio Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14450/2318-9312.v34.e3.a2022.pp230-239

Palavras-chave:

Metodologia Ativa, Farmacotécnica, Farmácia, Ensino-Aprendizado

Resumo

A necessidade por um sistema de educação centrado no estudante, visando a formação de profissionais críticos e capazes de construir conhecimento a partir da avaliação da informação disponível, traz a necessidade por novas metodologias educacionais. Nessa perspectiva, a disciplina de Farmacotécnica, além de constituir uma das disciplinas profissionalizantes do curso de Farmácia, contempla uma visão multidisciplinar e complexa, sendo necessário a utilização de metodologias que estimulem um processo ativo de aprendizado. Devido ao potencial que as metodologias ativas de ensino desempenham no processo de educação, este trabalho teve como objetivo conceituar e pontuar as principais estratégias metodológicas encontradas na literatura e usadas nas disciplinas do curso de farmácia, com ênfase na disciplina de Farmacotécnica. A fim de atingir o objetivo proposta, uma revisão integrativa da literatura foi realizada para concentrar os estudos que tivessem empregado e avaliado o uso de metodologias ativas. Um total de 15 trabalhos foram encontrados seguindo os critérios de inclusão e  exclusão adotados neste estudo e poucos trabalhos objetivaram conceituar e pontuar o uso de metodologias ativas na disciplina de farmacotécnica. No entanto, apesar do número baixo de trabalhos que avaliarem a performance dessas metodologias, todos os estudos apontaram melhoras significativas no desempenho e assimilação de conteúdo dos alunos, evidenciando o grande potencial dessas metodologias de ensino. A partir dos resultados observados neste trabalho, pode-se concluir, que as metodologias ativas devem ser consideradas, estimuladas e, se necessário, adaptadas, para serem utilizadas desde o início da formação profissional, independentemente da disciplina.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Costa-Oliveira, C., Gouvêa-Silva, J. G., da Silva, J. C., Celestino, M. T., Moreira, D. L., Junior, A. J. R., & Ramos, Y. J. (2022). METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM APLICADA A CURSO DE FARMÁCIA: INSTRUMENTOS PARA O ENSINO COM ÊNFASE EM FARMACOTÉCNICA E TECNOLOGIA FARMACÊUTICA. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 34(3), 230–239. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v34.e3.a2022.pp230-239

Edição

Seção

Artigo de Revisão