REAÇÕES ADVERSAS AO HALOPERIDOL
Resumo
O haloperidol, fármaco pertencente à classe das butirofenonas, é um agente antipsicótico indicado no tratamento de diversas doenças, incluindo esquizofrenia, mania, distúrbios comportamentais, síndrome de Tourettee crises de ansiedade grave (MARTINDALE, 1999), tendo sido, por sua ampla ação, o neuroléptico mais prescrito em todo o mundo (BALDESSARINI, 1996). Este medicamento possui características farmacológicas similares aos da classe dos fenotiazínicos(MARTINDALE, 1999) e apresenta-se disponível, noBrasil, com os nomes comerciais de Haldol® e Haloperidol®, nas formas de éster decanoato e sal lactato (KOROLKOVAS,2001). A esterificação do fármaco resulta na liberação lenta do decanoato dos tecidos gordurosos, prolongando a duração da ação. Neste caso, as concentrações do fármaco são detectáveis no plasma por várias semanas após uma única administração do mesmo.Downloads
Publicado
2013-01-23
Como Citar
Margonato, F. B., Bonetti, M. de F. de S., & Nishiyama, P. (2013). REAÇÕES ADVERSAS AO HALOPERIDOL. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 16(9/10), 81–84. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/310
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).