MANIPULADORES COMO CAUSAS POTENCIAIS DE CONTAMINAÇÃO MICROBIANA DE ALIMENTO ENTERAL
Resumo
A nutrição enteral consiste na administração de alimentos para fins especiais, através da ingestão controlada de nutrientes, de forma isolada ou combinada, com composição química definida ou estimada, especialmente formulada e elaborada para uso por sondas ou via oral. Este tipo de produto pode ser industrializado, ou não, utilizado de forma exclusiva ou parcial na substituição ou complementação da alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais. O seu uso pode ser em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, porém sempre visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas. Diante da riqueza em macro e micronutrientes que apresentam as dietas enterais, estas se caracterizam como excelentes substratos para o desenvolvimento microbiano. Os agentes microrgânicos presentes, neste ambiente, podem, muitas vezes, agir como causadores potenciais de processos patológicos infecciosos. A principal complicação infecciosa é a gastroenterocolite, decorrente da contaminação microbiana, durante o preparo e administração das dietas. Dietas enterais carreadoras de agentes microbianos podem se constituir em fonte de infecção sistêmica para pacientes imunodeprimidos, idosos e desnutridos.Downloads
Publicado
2013-01-24
Como Citar
Santos, B. H. C., Souza, E. L. de, Sousa, C. P. de, Serrão, L. H. C., & Amaral, W. C. (2013). MANIPULADORES COMO CAUSAS POTENCIAIS DE CONTAMINAÇÃO MICROBIANA DE ALIMENTO ENTERAL. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 15(11/12), 71–73. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/341
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).