APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO. APLICAÇÃO AO DESENHO DE FÁRMACOS NO ENSINO DA DISCIPLINA QUÍMICA FARMACÊUTICA E MEDICINAL: DESENHO DE NOVO FÁRMACO ANTIINFLAMATÓRIO ANÁLOGO DO DICLOFENACO E INIBIDOR SELETIVO DA CICLOOXIGENASE-2
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Projeto, Ensino de Química Farmacêutical e Medicinal, Docking molecular, Antiinflamatório, Inibidor seletivo, Ciclooxigenase‑2Resumo
A aprendizagem baseada em projeto é uma metodologia dinâmica de ensino na qual os estudantes exploram problemas e desafios do mundo real e, simultaneamente, desenvolvem habilidades interdisciplinares enquanto trabalham em pequenos grupos colaborativos. Os fármacos anti‑inflamatórios são os mais comercializados ,em todo o mundo, porém com seu uso inadequado apresentam muitos efeitos colaterais dentre eles os distúrbios gastrintestinais. Melhoras vêm sendo buscadas na elaboração de novos fármacos com menos efeitos colaterais. A Química Farmacêutica e Medicinal moderna, através do auxílio de suas ferramentas computacionais, nos possibilita diminuir muitos passos no desenvolvimento de novos fármacos. Portanto, este trabalho foi desenvolvido com base na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto aplicando‑se os recursos de ferramentas computacionais disponíveis visando desenvolver um novo fármaco antiinflamatório derivado análogo do diclofenaco cujas propriedades bioativas sejam a inibição seletiva da ciclooxigenase‑2 (COX‑2)Downloads
Publicado
2013-01-28
Como Citar
Araujo, A. P. de, Silva, F. F. da, Santos, M. C. F., & Batista Junior, J. (2013). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO. APLICAÇÃO AO DESENHO DE FÁRMACOS NO ENSINO DA DISCIPLINA QUÍMICA FARMACÊUTICA E MEDICINAL: DESENHO DE NOVO FÁRMACO ANTIINFLAMATÓRIO ANÁLOGO DO DICLOFENACO E INIBIDOR SELETIVO DA CICLOOXIGENASE-2. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 24(1/3), 136–142. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/371
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