A HARMONIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO FARMACOPÉICA DA UNIFORMIDADE DE DOSES UNITÁRIAS DE MEDICAMENTOS
Resumo
O termo “Uniformidade de Dose Unitária” é definidocomo o grau de uniformidade – ou invariabilidade – naquantidade de substância ativa entre doses unitárias (BP,2008), e doses unitárias são formas de dosagem contendouma dose única ou uma parte de uma dose da substânciaativa em cada unidade (USP, 2008).Para assegurar a consistência de doses unitárias,cada unidade em um lote deve apresentar um conteúdode substância ativa dentro de uma faixa restrita bempróxima da declarada no rótulo. Com essa finalidade, oteste de Uniformidade de Doses Unitárias é requisitadopelos principais órgãos reguladores de produção de medicamentosem diversos países, como por exemplo, a AgênciaNacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Foodand Drug Administration (FDA), em cumprimento ao preconizadopelas respectivas Farmacopéias (FARMACOPÉIA,1996; USP 31, 2008).Downloads
Publicado
2013-01-03
Como Citar
Roesch, G. C., & Volpato, N. M. (2013). A HARMONIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO FARMACOPÉICA DA UNIFORMIDADE DE DOSES UNITÁRIAS DE MEDICAMENTOS. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 22(1/4), 3–15. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/100
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).