AVALIAÇÃO DA UNIFORMIDADE DE CONTEÚDO DO CAPTOPRIL, EM CÁPSULAS E COMPRIMIDOS COMERCIALIZADOS EM FARMÁCIAS E DROGARIAS DE VOTUPORANGA, SP, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v27.e4.a2015.pp234-238Palavras-chave:
Captopril. Controle de qualidade. Eficácia. Segurança. Uniformidade de conteúdo.Resumo
O captopril é um fármaco indicado para o tratamento de hipertensão arterial sistêmica (HAS) e insuficiência cardíaca (IC), sendo o primeiro fármaco desenvolvido a partir da síntese do veneno da cobra Bothrops jararaca. É um protótipo para outras substâncias usadas no controle da hipertensão arterial. No Sistema Único de Saúde (SUS), o captopril está inserido na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename); também está citado em quase todas as Relações Municipais de Medicamentos Essenciais (Remumes). O objetivo desse trabalho foi avaliar a uniformidade de conteúdo de comprimidos e cápsulas contendo captopril, na concentração de 25 mg, produzidos por indústrias, classificados, de acordo com registro, em: referência, genéricos e similares, bem como os manipulados em farmácias magistrais do município de Votuporanga, SP, com base no conceito da qualidade, aplicado à obediência à legislação vigente. Os resultados obtidos apresentaram variações nas concentrações do fármaco, em relação ao produto de referência, onde foi confirmada a massa declarada de 25 mg do fármaco, sendo que nas demais apresentações foram observadas, em valores percentuais, de 69 % para menor concentração e a maior em 11 2% do valor declarado. Dessa forma, foi evidenciada a falta de controle da qualidade na uniformidade de conteúdo, o que pode comprometer a eficácia e segurança do medicamento para o paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).