PSEUDOMONAS AERUGINOSA EM HOSPITAL DA MICRORREGIÃO DE OURO PRETO, MINAS GERAIS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v28.e4.a2016.pp234-240Palavras-chave:
Pseudomonas aeruginosa, infecção hospitalar, serviço hospitalar de lavanderia, microbiologia da água.Resumo
A água representa o principal meio de transmissão de micro-organismos em centros de saúde, os quais podem causar infecções que são um grave problema de saúde pública. O objetivo desse estudo foi avaliar a qualidade microbiológica da água utilizada em um hospital da microrregião de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Foram coletadas doze amostras de água em pontos distintos para testes de detecção de coliformes totais e termotolerantes, assim como de outros microrganismos; além disso, testes de sensibilidade a antimicrobianos também foram realizados. A espécie bacteriana Pseudomonas aeruginosa foi detectada na amostra correspondente à água de enxágue de roupas limpas coletada na área limpa da lavanderia e foi identificada por coloração de Gram e análise automatizada utilizando o equipamento VITEK®. O isolado de P.aeruginosa mostrou-se sensível aos antibióticos usualmente utilizados no tratamento de infecções induzidas por esta bactéria, tais como cefalosporinas, fluorquinolonas, polimixinas e carbapenêmicos. Contudo, os resultados indicam a necessidade de maior atenção ao processo de higienização de roupas hospitalares, fato ainda negligenciado no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).