INDICADORES DE QUALIDADE EM INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v29.e4.a2017.pp364-370Palavras-chave:
indústria farmacêutica, indicadores de qualidade, sistemas de qualidadeResumo
A qualidade de processos industriais farmacêuticos e como obtê-la é um tema de grande interesse na indústria farmacêutica, principalmente no que diz respeito a sua padronização. Com a normatização dos guias de boas práticas farmacêuticas e a padronização das práticas, passou a ocorrer uma maior preocupação, inclusive governamental, com o que seria qualidade e como alcançá-la. O objetivo deste trabalho foi reunir os principais guias de referência e as práticas utilizadas como indicadores de qualidade na indústria farmacêutica. Para tanto, foram selecionados 21 trabalhos obtidos por meio de pesquisa em bancos de dados disponíveis online, além de guias de referência de organizações internacionais, como Organização Mundial da Saúde (OMS), Food and Drug Administration (FDA) e International Council for Harmonization of Technical Requirements for Pharmaceuticals for Human Use (ICH). Após a organização e a leitura do material selecionado, foram descritas algumas práticas de qualidade atualmente utilizadas na indústria farmacêutica: gestão de risco, quality by design, ações corretivas e preventivas, lean manufacturing, sistema de qualidade total e séries ISO. Apesar de existir uma regulamentação bastante completa e atual acerca de indicadores
e práticas de qualidade em indústria farmacêutica, as publicações não relatam informações específicas e experiências práticas da implementação desses sistemas de qualidade, dificultando assim, exemplificar melhor como essas estratégias influenciam positivamente no gerenciamento das indústrias farmacêuticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).