ASPECTOS TOXICOLÓGICOS DO CHUMBO
Resumo
A toxicologia é parte fundamental no âmbito de conhecimentos necessários para os profissionais da área de saúde e uma das áreas de atuação do profissional farmacêutico. Nesse contexto, destaca-se a problemática dos metais pesados e, dentre estes, o chumbo, que é um contaminante comum do ambiente, devido à sua ocorrência natural e emprego em diversos setores industriais(SARYAN & ZENZ, 1994; SADAO, 2002). Esta ampla utilização proporciona a contaminação direta de pessoas ocupacionalmente expostas e, indiretamente, à população em geral. Uma intoxicação por chumbo ou compostos que contenham este metal pode gerar graves danos à saúde e até mesmo causar a morte (KLASSEN, 1991). No Brasil, a Portaria nº 685 de27/08/1998, da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, estabelece limites máximos de tolerância para o chumbo em alimentos. Enquanto que a Norma Regulamentadora nº 7 (NR 7), da Portarianº 24, da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho de 29/12/1994, determina os valores de índices biológicos máximos permitidos para o chumbo em humanos (LARINI et al., 1997; JACOB etal., 2002).Downloads
Publicado
2013-01-21
Como Citar
Schifer, T. dos S., Bogusz Junior, S., & Montano, M. A. E. (2013). ASPECTOS TOXICOLÓGICOS DO CHUMBO. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 17(5/6), 67–72. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/273
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).