A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO CLÍNICO COMO INTERVENTOR NA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS A MEDICAMENTOS EM HOSPITAIS: UMA REVISÃO DE SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v33.e1.a2021.pp41-47Palavras-chave:
Assistência farmacêutica, erros de medicação, prescrição inadequadaResumo
Os problemas relacionados aos medicamentos (PRM) constituem um sério problema que interfere na eficiência dos resultados terapêuticos, apresentando, na maioria dos casos, efeitos indesejados. Eles são responsáveis por aumento no tempo de internação, morbidade, mortalidade e aumento de custos em hospitais. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo investigar a atuação do Farmacêutico Clínico na identificação de PRM em hospitais, identificando os problemas que são mais comuns e verificando quais as intervenções farmacêuticas mais realizadas em relação a estes. Foi realizada uma revisão sistemática, utilizando artigos da literatura nacional e internacional. Os artigos usados neste trabalho foram publicados no período de 2015 a 2020, indexados nos bancos de dados MEDLINE, SciELO, LILACS e PUBMED. Tal revisão foi realizada seguindo as diretrizes do PRISMA. A estratégia de busca identificou 234 artigos, deixando 15 estudos para leitura em texto completo e incluídos nesta revisão. O farmacêutico atua em parceria com a equipe multiprofissional presente no ambiente hospitalar, especialmente, por ser o profissional mais indicado para solucionar problemas relacionados a medicamentos, por meio da verificação do tratamento medicamentoso, avaliação das prescrições e orientação farmacoterapêutica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).