APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE EM UM DESVIO DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v33.e4.a2021.pp345-351Palavras-chave:
comprimido quebrado, fabricação, teste de dureza, indústria farmacêutica, qualidadeResumo
Atualmente, devido à grande concorrência entre as indústrias, houve um aumento de demanda por produtos mais eficientes, seguros e com excelência em qualidade, gerando a necessidade de processos mais robustos e equipe qualificada e capacitada. Entretanto, desvios de qualidade podem ocorrer durante o processo produtivo, e as causas destes eventos devem ser identifi cadas e solucionadas, a fim de evitar repetições dos erros. O objetivo deste trabalho foi demonstrar por meio de um estudo de caso, a utilização prática das ferramentas da qualidade para identificar e solucionar um desvio de qualidade de comprimidos quebrados em uma indústria farmacêutica. Para identificação da causa raiz do desvio, organização e interpretação dos dados, foram utilizadas ferramentas da qualidade, tais como Diagrama de Pareto, Gráfico de Controle, Folha de Verifi cação e Diagrama de Ishikawa. Após a avaliação dos dados por meio destas ferramentas, foi possível concluir que a quebra dos comprimidos está relacionada com o resultado baixo do teste de dureza, e, portanto, foi sugerido à empresa fabricar os próximos lotes buscando a dureza próxima ou superior a 200 N, conforme histórico do produto. Sendo assim, as ferramentas da qualidade se mostraram essenciais para uma avaliação efetiva do desvio de qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).