PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM FUNCIONÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v25.e1.a2013.pp2-10Palavras-chave:
Doenças cardiovasculares, fatores de risco, estilo de vida, epidemiologia, Brasil.Resumo
As doenças cardiovasculares tem sido a principal causa de morte no Brasil e a identificação dos fatores de risco cardiovascular é crucial para uma prevenção efetiva. Este trabalho teve como objetivo determinar a prevalência de fatores de risco cardiovascular em funcionários de uma Instituição de Ensino Superior de São José do Rio Preto. Foi feito um estudo transversal e descritivo realizado apartir de um questionário para identificação de fatores de risco cardiovascular, medidas antropométricas e de pressão arterial em funcionários. Avaliaram-se 127 funcionários, sendo 84 (66,14%) do sexo feminino. A faixa etária mais prevalente é a de 21 a 30 anos (37%). Hipertensão arterial foi identificada em 7,09% dos indivíduos e 17,32% estavam na faixa de pré-hipertensão. História familiar positiva foi relatada por 82,68% dos funcionários. Aproximadamente 50% da população relataram etilismo, com prevalência no sexo masculino (69,77%). A frequência de sedentarismo foi elevada no sexo feminino (73,81%) e 52,76% da população total encontram-se nas faixas de sobrepeso. Para o sexo feminino houve significância estatística para circunferência de cintura na análise por faixas etárias. Com base nos resultados pôde-se concluir que hipertensão, história familiar, etilismo, sobrepeso e sedentarismo são os principais fatores de risco cardiovascular nesta população de funcionários.Downloads
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Bertasso-Borges, M. S., Prates, D. C., Silva, A. F. M. G., & Pezzini, A. P. F. (2013). PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM FUNCIONÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 25(1), 2–10. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v25.e1.a2013.pp2-10
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).