ADESÃO DO HIPERTENSO AO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO: DESAFIO DE MÉDICOS E OUTROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Resumo
Atualmente, a hipertensão arterial afeta mais de 50 milhões de norte americanos e o seu tratamento é o motivo mais comum das consultas médicas ambulatoriais. Aumenta a incidência de aterosclerose e consiste no principal fator de risco de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência renal e outras doenças vasculares, responsáveis pela maioria das mortes nos EUA e em todo o mundo industrializado (1/2). Além disso, hipertensão é causa de cardiopatia hipertensão é causa de cardiopatia hipertensiva, etiologia comum de insuficiência cardíaca, causada pela sobrecarga de trabalho crônico imposta ao ventrículo esquerdo (3).
No Brasil, as doenças cardiovasculares contribuem com 34% da mortalidade e com 54% das mortes em indivíduos com idade abaixo dos 50 anos. Dados do Ministério da Saúde avaliam em 300 mil mortes/ano por doenças cardiovasculares, sendo 820, ao dia; 30, por hora, e um evento, a cada 2 minutos (2).
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).