ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR FARMACÊUTICO RESIDENTE EM UM SERVIÇO AMBULATORIAL DE REFERÊNCIA EM ONCOLOGIA: UM RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v34.e4.a2022.pp311-318Palavras-chave:
equipe multiprofissional, assistência ambulatorial, cuidados farmacêuticos, pós-graduação lato sensuResumo
A Residência Multiprofissional em Saúde surgiu da necessidade de melhorias dos processos de trabalho em saúde, com intuito de qualificar profissionais na prática interprofissional, segundo as diretrizes do Sistema Único de Saúde. O programa de residência permite ao profissional desenvolver novos conhecimentos com a vivência na prática do serviço, por meio do processo ensino-serviço-aprendizagem. O trabalho teve como objetivo descrever e discutir a importância da atuação de farmacêuticos residentes nas atividades do seu campo profissional e na equipe multiprofissional, composta por profissionais da Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social, Farmácia e Psicologia, nas linhas de cuidado de um Centro de Oncologia. Os diversos cenários de prática do residente farmacêutico em oncologia possibilitam o desenvolvimento de uma formação qualificada por meio da prática no serviço hospitalar e ambulatorial e na integração entre os múltiplos saberes, colaborando com uma construção do senso crítico e reflexivo que repercute na melhoria da qualidade do tratamento dos pacientes oncológicos atendidos no Sistema Único de Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).