AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E ANÁLISE POR COMPONENTES PRINCIPAIS DE MÉIS SILVESTRES PRODUZIDOS E COMERCIALIZADOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v27.e3.a2015.pp168-175Palavras-chave:
honey, physicochemical parameters, quality control.Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar os parâmetros físico-químicos de méis silvestres comercializados no Rio de Janeiro. Foram analisadas 24 amostras, no período entre 2007 e 2008. A análise por componentes principais foi executada para aprimorar os resultados obtidos na caracterização físico-química dos méis silvestres. Os resultados da avaliação físicoquímica mostraram que 12 amostras (50 %) estavam em conformidade com a legislação vigente, 10 amostras (42 %) foram reprovadas em um parâmetro físico-químico e 2 amostras (8 %) foram reprovadas em 2 ou mais parâmetros de qualidade. A análise por componentes principais revelou que três componentes principais apresentaram 84,8 % da variância total dos dados. Além disso, 75 % dos parâmetros físico-químicos foram adequadamente apresentados pelos três componentes principais. Contudo, não foi possível observar o agrupamento eficiente das amostras, por regionalização ou prazo de validade, devido ao comportamento heterogêneo dos parâmetros físico-químicos dos méis silvestres. Portanto, a análise de componentes principais não permitiu a classificação dos méis silvestres. Além disso, a análise físico-química mostrou que as medidas de controle da qualidade devem ser aprimoradas com o objetivo de garantir a qualidade dos méis silvestres produzidos e comercializados no Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).