ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA ATENÇÃO BÁSICA DE UM MUNICÍPIO DO SERIDÓ ORIENTAL POTIGUAR, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v32.e3.a2020.pp254-261Palavras-chave:
assistência farmacêutica, atenção básica, diagnóstico situacional.Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a assistência farmacêutica no âmbito da atenção básica no município de Currais Novos no estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de estudo observacional, de caráter descritivo-exploratório, a partir de observação direta, no período de junho a julho de 2019. Foi analisado com base em indicadores propostos pela Organização Mundial da Saúde, em relação a assistência farmacêutica. Foi constatado que o município possui apenas uma farmácia básica, com Central de Abastecimento Farmacêutico em sala anexa, um farmacêutico responsável técnico, coordenador da Assistência Farmacêutica. Também possui Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, porém não possui Comissão de Farmácia e Terapêutica. Não existe órgão responsável especifi camente pela aquisição dos medicamentos e inexiste mapa de controle de temperatura e umidade nos ambientes. A dispensação é realizada pelos atendentes de farmácia, pela janela presente na porta de entrada e saída da farmácia. Os dados apresentados e discutidos demonstram que a assistência farmacêutica no município de Currais Novos ainda caminha a passos lentos e necessita de mais esforços dos gestores responsáveis para uma melhor estruturação, podendo, assim, garantir o cuidado integral ao usuário do Sistema Único de Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).