AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO ACERCA DOS SERVIÇOS FARMACÊUTICOS REALIZADO POR ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Isabelle de Fátima Vieira Camelo Maia Universidade Federal do Ceará(UFC/CE). Departamento de Farmácia. R. Pastor Samuel Munguba, 1210 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE, 60430-372. http://orcid.org/0000-0002-7034-8761
  • Izabell Maria Martins Teixeira Universidade Federal do Ceará (UFC/CE). Departamento de Farmácia. R. Pastor Samuel Munguba, 1210 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE, 60430-372. http://orcid.org/0000-0001-9396-659X
  • Italo Nunes Arrais de Sousa Universidade Federal do Ceará (UFC/CE). Departamento de Farmácia. R. Pastor Samuel Munguba, 1210 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE, 60430-372. http://orcid.org/0000-0002-9072-9844
  • José Amilton Cardoso de Oliveira Filho Universidade Federal do Ceará (UFC/CE). Departamento de Engenharia Metalúrgica. Campus Universitário do Pici, Bloco 729 - Pici, Fortaleza - CE, 60020-181. http://orcid.org/0000-0002-6012-3550
  • Júlia de Aguiar Costa Universidade Federal do Ceará (UFC/CE). Departamento de Farmácia. R. Pastor Samuel Munguba, 1210 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE, 60430-372. http://orcid.org/0000-0003-4403-8687
  • Rauny da Silva Sousa Universidade Federal do Ceará (UFC/CE). Departamento de Farmácia. R. Pastor Samuel Munguba, 1210 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE, 60430-372. http://orcid.org/0000-0001-8436-0051
  • Nicole Coelho Lopes Universidade Federal do Ceará (UFC/CE). Departamento de Farmácia. R. Pastor Samuel Munguba, 1210 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE, 60430-372. http://orcid.org/0000-0001-9227-7418
  • Nirla Rodrigues Romero Universidade Federal do Ceará (UFC/CE). Departamento de Farmácia. R. Pastor Samuel Munguba, 1210 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE, 60430-372. http://orcid.org/0000-0001-7335-8714

DOI:

https://doi.org/10.14450/2318-9312.v34.e3.a2022.pp266-280

Palavras-chave:

assistência farmacêutica, avaliação educacional, educação em farmácia, análise estatística.

Resumo

O Cuidado Farmacêutico está inserido na prática da Farmácia Clínica, sendo constituído por nove serviços farmacêuticos, destinados ao paciente, à família e à comunidade. O objetivo deste estudo foi avaliar o aprendizado dos participantes em um curso online sobre Cuidado Farmacêutico totalizando 30
horas contendo dez módulos baseados nos Serviços Clínicos Farmacêuticos,  por meio de questionários de pré-teste e de pós-teste. O estudo é de natureza quantitativa, de caráter descritivo, transversal, exploratório e de investigação quase-experimental com pré- e pós-teste. Os dados dos 209 participantes foram coletados no curso de Cuidado Farmacêutico, sendo este caracterizado como curso livre, realizado de 16 de novembro a 5 de dezembro de 2020, via questionários com 18 questões idênticas. As análises foram realizadas nos softwares Minitab 18.0 e SPSS 20. Os dados das amostras independentes apresentaram maior média de pós-teste em comparação com o pré-teste, forte correlação linear positiva, inclinação da reta de regressão linear acentuada positivamente, demostrando que quanto maiores as variáveis explicativas (nível de escolaridade e nota de pré-teste), maior a nota como variável resposta do modelo, e, além disso, no DOE, considerando fatores sexo, conhecimento prévio e nível de escolaridade, apenas o conhecimento prévio foi signifi cativo para as medianas e variâncias, independentemente de nível de escolaridade e gênero, comprovando-se estatisticamente que o curso agregou conhecimento sobre o Cuidado Farmacêutico.

Biografia do Autor

Rauny da Silva Sousa, Universidade Federal do Ceará (UFC/CE). Departamento de Farmácia. R. Pastor Samuel Munguba, 1210 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE, 60430-372.

Departamento de Farmácia.  R. Pastor Samuel Munguba, 1210 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE, 60430-372

Nicole Coelho Lopes, Universidade Federal do Ceará (UFC/CE). Departamento de Farmácia. R. Pastor Samuel Munguba, 1210 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE, 60430-372.

Departamento de Farmácia.  R. Pastor Samuel Munguba, 1210 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE, 60430-372

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Camelo Maia, I. de F. V., Martins Teixeira, I. M., Arrais de Sousa, I. N., Cardoso de Oliveira Filho, J. A., de Aguiar Costa, J., da Silva Sousa, R., … Rodrigues Romero, N. (2022). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO ACERCA DOS SERVIÇOS FARMACÊUTICOS REALIZADO POR ENSINO A DISTÂNCIA. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 34(3), 266–280. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v34.e3.a2022.pp266-280

Edição

Seção

Artigo Original